Tempo de leitura: 17 minutos
O que é Coaching?
Muitos não sabem exatamente o que significa Coaching. Esse desconhecimento do real significado deixam as pessoas confusas, intrigadas para saberem o que esse termo significa.
Como Coach é uma palavra da língua inglesa que significa treinador, instrutor, e quando usada como verbo, significa treinar, ensinar.
Coach é o profissional que exerce o Coaching, que pode ser definido como: um conjunto de conhecimentos, de ferramentas e técnicas que objetivam alcançar resultados extraordinários utilizados pelo profissional denominado Coach.
Esta metodologia quando bem aplicada proporciona expansão da performance profissional, e também pessoal, aumentando a produtividade no trabalho e também na resolução de problemas pessoais. O Processo de Coaching também pode ser exemplificado desta forma: É como sair de um ponto, estado atual e chegar a outro ponto estado desejado.
Coaching é uma profissão nova que é diferente de Consultoria e Terapia.
O consultor resolve o problema de uma empresa analisando os dados e concluindo qual seria a melhor solução para um ou mais problemas, ou ajuda o empresa a aumentar o lucro ou reduzir desperdicios, ou mesmo expandir os seus negocios.
A terapia com psicólogos e psicanalistas tem o foco no passado, e irá tratar de curar traumas, fobias que o cliente teve no passado e que está afetando o seu presente .
O processo de coaching vai ajudar o cliente a definir o seu ponto atual, onde ele está agora e para onde ele quer ir, ou seja o coaching vai ajudar o cliente a conhecer como esta a vida dele no momento e onde ele quer chegar, um exemplo simples para melhor compreensão aqui seria a de um jovem de 23 anos que terminou o ensino superior, e deseja ser aprovado em um concurso publico e se tornar um servidor publico , ou quer se tornar empresário, ter o seu próprio negócio.
Com o processo de coaching por meio de diversas metodologias testadas e aprovadas, o coach vai caminhar junto com o cliente na jornada para atingir a sua meta.
Como o Coach pode ajudar o Coachee (cliente) ?
Ele precisa de auxiliar o cliente a expandir a consciência utilizando técnicas de perguntas poderosas , conduzindo o cliente a ter clareza do que ele realmente deseja para a sua vida e fazendo com que ele descubra quem ele realmente é, no seu interior, quais sao seus valores, pontos fortes e fracos, crenças limitantes, o perfil dele e o propósito.
Vai ajudar o cliente a criar um plano de ação prático passo a passo para atingir os objetivos.
Vai promover suporte no decorrer do processo, nos casos de algumas mudanças ou obstáculos que poderão aparecer na sua jornada.
Fornecer ao cliente ferramentas, técnicas e estratégias para criar uma mudança definitiva, mudança de habito e sucesso.
Qual é a função de um Coach?
Um bom profissional de coach é qualificado a ajudar o cliente a obter o(s) objetivo(s )desejado(s).
Um Coach atinge isso com o uso de ferramentas e técnicas poderosas para ajudar o cliente a descobrir as suas próprias respostas, ou seja as respostas para todas as questões que nos dizem respeito, os nossos problemas, mas poucos sabem que as respostas estão no nosso interior, estão dentro de nós, o coach vai ajudar o cliente a ter clareza do que ele realmente quer e o que o está impedindo de seguir em frente. O nível de consciência e suporte, encoraja o cliente a romper todas as barreiras e seguir em frente para atingir seus objetivos.
Embora algumas habilidades podem ser similares, um Coach não é um Psicanalista, Psicólogo, mentor ou consultor.
O foco do coaching está em futuras possibilidades ao invés de erros do passado, isso e atingido com técnicas testadas e experimentadas que os qualificam a ajudar o cliente a explorar os seus objetivos e ambições.
A principal função de um Life coach e ajudar o cliente a desbloquear o seu potencial, maximizar a sua performance e atingir os resultados esperados.
Outra definição de Coaching?
Por definição, o coaching é um processo que visa aumentar o nível de resultados positivos das pessoas, indivíduos, equipes, organizações ou empresas por meio do uso de técnicas e ferramentas, por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).
Como surgiu o Coaching?
O conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.
O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas, e normalmente não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido, mas pode ser estabelecer um prazo, tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.
Os principais elementos do processo de Coaching são: foco, ação, sentimento/sensação, evolução continua e resultados. O Coaching é uma metodologia focada em ações do Coachee/Cliente para realização de suas metas e desejos. Ações no sentido de desenvolvimento e ou aperfeiçoamentos das próprias competências pessoais, utilização de ferramentas, do próprio conhecimento e das oportunidades para melhorar expandir na área em que se está buscando melhoria, usando os seguintes processos:
Os processos de investigação, reflexão e conscientização:
- Descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades;
- Aumento da consciência de si mesmo
- Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida;
- Estutura e foco;
- Feedback realista;
- Apoio
Qual a essência do Coaching?
Existem várias definições para o processo de Coaching, mas podemos dizer que a essência do Coaching é:
Apoiar uma pessoa, grupo ou empresa a mudar da maneira que deseja e ir na direção que se quer .
O Coaching apoia pessoas em todos os níveis para que se tornem quem desejam ser, e que se sejam o melhor que podem ser.
José Roberto Marques definiu da seguinte maneira o Coaching “Coaching é a parceria entre coach (profissional) e coachee (cliente), em que acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.”
‘É um processo com inicio, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissioanl) e o coachee (cliente), no qual o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades”.
John Withmore definiu que “ O Coaching consiste em desbloquear o potencial de uma pessoa, para incrementar ao máximo o seu desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de ensinar”
Di Stéfano, 2005. Atualmente, o coaching, tem sido reconhecido como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, de modo que seu uso tem sido amplamente difundido. É considerado como técnica a ser utilizada no dia a dia do trabalho, como forma de preparar-se para futuras oportunidades de carreira, empregabilidade, autoconhecimento, além de melhorar aspectos da vida pessoal do sujeito.
De maneira científica, o coaching é definido como um processo que contribuiu para a transformação dos indivíduos, bem como sua reflexão sobre a visão de mundo, além do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e capacidades (Krausz, 2007).
O International Coaching Federation (2013) define o coaching como um processo que auxilía as pessoas na produção de resultados positivos em suas vidas pessoais e profissionais, por meio do desenvolvimento de competências e alcance dos objetivos estabelecidos, proporcionando uma melhor qualidade de vida
Quais são os resultados que o Coaching pode trazer?
O maior benefício do Coaching é o aumento de resultados positivos nas diversas áreas de vida do coachee (cliente). O melhoramento de Perfomance, gerado pelo processo de Coaching eleva o nível de resultados, gerando mais realização, satisfação pessoal e profissional, equilíbrio interno e aumento da qualidade de vida.
Como exemplos podemos citar na área de Felicidade e prosperidade, ou benefícios/ resultados que o processo de coaching traria seria aumento do nível de conquistas, performances, felicidade e plenitude, aumento da realização e satisfação pessoal e profissional, melhoria nos resultados financeiros e prosperidade, (IBC Instituto Brasileiro de Coaching).
Uma pesquisa realizada com os gerentes de uma empresa pública, demostrou resultados muito satisfatórios no quesito produtividade, com a utilizacao de Coaching
Esta pesquisa foi a primeira a descrever a tentativa em examinar os efeitos do coaching executive em uma agencia pública sectorial. Um total 38 (trinta e oito) gerentes participaram de um programa convencional de treinamento, e depois tiveram sessões de Executive Coaching um a um. Foi concluído que o aumento da produtividade com o treinamento foi de 22.4%. Já no Coaching que englobou: Definição de metas, resolução de problemas, prática, feedback, envolvimento de supervisores, avaliação dos resultados finais e apresentação oral do projeto, aumentou a produtividade em 88%, um ganho significativo se comparado com apenas o treinamento dos funcionários. Executive Coaching as a Transfer of Training Tool: Effects on Productivity in a Public Agency By Gerald Olivero K. Denise Bane Richard E. Kopelman Public Personnel Management Volume 26 No. 4 (Winter 1997)Stop managing, start coaching. Enhance employee commitment and improve productivity. Jerry W. Gilley and Nathaniël Boughton Irwin Professional Publishing – ISBN 0-7863-0456-1.
Este autor abordou as questão relacionadas a realização de apenas treinamento dos colaboradores concluindo que não colabora com o desenvolvimento da força de trabalho . Os treinamentos nas empresas na maioria das vezes não ajudam a desenvolver a força de trabalho. Os treinamentos nas empresas não estão sempre focados nos objetivos do negócio, não estando relacionados em resolver os problemas da organização.
Já o Coaching representa uma nova filosofia baseada na experiência prática, e no conhecimento do trabalho, o gerente que foca nos objetivos do negócio da empresa, isso ajuda os funcionários a receberem um treinamento prático, que na realidade vai contribuir no dia a dia para uma melhora na performance da Empresa, com aumento da produtividade dos funcionários, melhoria no foco, planejamento e administração do tempo. Os resultados realmente contam, Coaching de performance é muito mais que um treinamento, diz respeito a desenvolver todo o potencial dos funcionários, ajudando-os no auto conhecimento, melhorando a auto estima e auto confiança e tendo resultados visíveis em todas as áreas.
O processo de coaching cria colaboradores mais confiantes e ambiciosos, o Coaching associado a recompensas apropriadas aos funcionários aumenta a auto-estima, melhora o compromisso e contribuições e alavanca a perfomance deles . Isso requer um novo tipo de gerente: Gerentes dispostos a investir o tempo em construir relacionamentos positivos e saudáveis com seus funcionários.
Segundo (PASSMORE; FILLERY-TRAVIS, 2011). Grant e Stober (2006), Coaching de executivos pode ser definido como por exemplo, como uma relação colaborativa e igualitária, entre um cliente e o seu coach; há um objetivo acordado e é adotado um processo estruturado para atingi-lo. O percurso envolve aprendizagem e desenvolvimento por parte do cliente.
Bluckert (2005a), propõe a seguinte definição: ‘Coaching’ é a facilitação de aprendizado e desenvolvimento com o propósito de promover melhoria de desempenho e fortalecer a ação eficaz, a realização de objetivos e a satisfação pessoal. Invariavelmente envolve crescimento e mudança, quer seja em perspectivas, atitudes ou comportamentos (BLUCKERT, 2005a, p. 173).
Kilburg (1996), por sua vez, define coaching como uma relação de ajuda entre um gestor (o coachee) e um coach (em geral um profissional externo, mas pode também ser interno à organização), sendo que este lança mão de técnicas e metodologias “comportamentais” para ajudar aquele; há um objetivo nessa relação: contribuir para que o coachee alcance metas previamente identificadas por ambos, visando melhoria de desempenho, maior satisfação pessoal e, como desdobramento, melhorias nos resultados organizacionais. De forma geral, esta definição está alinhada a outras encontradas na literatura (THACH e HEINSELMAN, 1999; FLAHERTY, 1999, GOLDSMITH et al., 2000; THACH, 2002), sendo que as intervenções promovidas pelo coaching podem abordar diferentes “níveis de profundidade”: algumas são direcionados à melhoria do desempenho, focando questões práticas, específicas e objetivas do trabalho; outras agem de maneira “mais profunda”, explorando a dinâmica psicológica do coachee, aproximando-se à psicoterapia (THACH, 2002; BLUCKERT, 2005a; BARTLETT, 2006); para alguns autores, no entanto, mesmo abordagens mais práticas e objetivas podem envolver a emergência de aspectos do mundo psicológico do coachee (GRAY, 2006). De forma geral, distingue-se o coaching de executivos do processo de feedback e coaching contínuo que um gestor propicia aos membros de sua equipe.
Flaherty (1999), por sua vez, entende que, no coaching, almeja-se provocar novas formas de interpretações, novas maneiras de entender e lidar com os eventos, que são incorporadas à prática do coachee, promovendo uma crescente independência na relação com o coach. Edwards (2003), propõe que o coaching seja entendido também como uma relação de facilitação de aprendizagem e de fortalecimento de potencialidades do coachee e menos como uma relação de “ensino” vertical. De maneira similar, Whitworth et al., citados por Griffiths (2005), colocam o coaching como um ciclo intermitente de ação e aprendizado, que potencializa mudanças pessoais. De uma forma ou de outra, as diferentes definições de coaching – independente do grau de “profundidade” psicológica a que se propõe a intervenção – dão conta de que este é um processo que envolve algum tipo de aprendizado e que este se transcreve para a ação no universo organizacional onde o coachee/gestor atua.
Conclusão
O Processo de Coaching com todas as ferramentas disponíveis sendo bem utilizadas por profissionais devidamente habilitados é um processo que realmente traz resultados bem positivos, e satisfatórios, para quem está necessitando de melhorias tanto no campo profissional como no campo pessoal.
O Coaching quando bem aplicado pode transformar a vida de qualquer indivíduo contando que este esteja diposto e aceite que estas mudanças aconteçam.
O interessante é que o Coach qualificado, um bom profissional não opina nas decisões do coachee, mas utilizando das técnicas do Coaching faz com que o Coachee encontre as respostas que estão dentro de si, por meio de reflexões, considerando as perguntas apropriadas e digamos poderosas do profissional Coach que o leva a dirigir a sua vida de uma maneira mais eficiente, mais produtiva, com resultados satisfatórios.
Com esta metodologia de transformação de vida que chamamos de Processo de Coaching, aumenta significantemente as chances de atingir os objetivos que possam ser alcançados, mas exige algo muito importante, defini-los inicialmente e te-los como algo muito importante nas vidas, ou seja, estes objetivos devem ser realmente o que queremos, após várias reflexões olhando pra dentro de si, por meio de meditação ou até mesmo oração definirmos esta meta, mas se o Coachee ainda não tem estas metas nas sessões de Coaching ele pode realmente definir o que ele realmente deseja, também não é neccessário este chegar em uma sessão com tudo já organizado e definido, uma vez que durantes as sessoes o Coach irá ajudá-lo a encontrar o caminho para o momento da vida do Coachee ou até mesmo para o futuro próximo de 5, 10, 15 anos a frente, mas isso não significa que estas metas possam ser revistas e replanejadas ao longo do tempo, uma vez que na vida existem as variáveis, as surpresas que podem nos direcionar para outros caminhos ou até mesmo outras oportunidades que surgem, outros desafios.
E quando aquele sonho não se realizou? O que dizer ao Coachee? O que poderia ser mudado? Ai temos que avaliar? Esta meta era verdadeira? Era realmete o que se queria e acreditava que iria acontecer? Ou esta meta foi definida sem reflexao sensata do que se realmente queria ? lembrando que o desenvolvimento pessoal exige comprometimento, dedicação, confiança no Processo e o mais importante disciplina que pode ser adquirida no próprio Processo de Coaching.
Existe uma ferramenta muito utilizada pelos coaches e coachees chamada DIÁRIO DE BORDO, para fazerem todos os dias o balanço de suas vidas.
Vou disponibilizar abaixo o link para download totalmente gratuito.
>>> Clique nesse link para baixar a ferramenta diário de bordo
Referências Bibliográficas
1- PASSMORE, A.; FILLERY-TRAVIS, J. Coaching: an international journal
of theory, research and practice, v. 4, n. 2, p. 70-88, 2011
2- BLUCKERT, P. The foundations of a psychological approach to executive
coaching. Industrial and Commercial Training. vol. 37 (4), p. 171-178,
2005a.
3- BLUCKERT, P. Critical factors in executive coaching – the coaching
relationship. Industrial and Commercial Training, vol. 37 (7), p. 336-340,
2005b
4- KILBURG, R. Towards a conceptual understanding and definition of
executive coaching. Consulting Psychology Journal: Practice and
Research, vol. 48 (2), p. 134-144, 1996.
5- THACH, E. The impact of executive coach and 360 feedback on leadership
effectiveness. Leadership and Organizational Development Journal, v. 23,
n.(4), p. 205-214, 2002. THACH, L.; HEINSELMAN, T. Executive coaching
defined. Training and Development Journal, vol. 53, p. 34-39, 1999.
6- GOLDSMITH, M. LYONS, L.; FREAS, A. (eds.). Coaching for leadership.
San Francisco, CA: Jossey-Bass/Pfeiffer, 2000
7- GRAY, D. Executive coaching: towards a dynamic affiance of
psychotherapy and transformative learning processes. Manangement
Learning, vol. 37 (4), p. 475-497, 2006.
8- FERREIRA, NAKANO & SPADARI. Estudo sobre a atuação de Coaches.
Revista Sul Americana de Psicologia, v4, n1, Jan/Jul, 2016.
9- Di Stéfano, R. (2005). O líder-coach. Rio de Janeiro: Qualitymark.
10- International Coaching Federation. (2013). Disponível em:
http://www.coachfederation.org .
11- Christian Barbosa. A Tríade do Tempo: a Evolução da Produtividade, 1ª
Ed.Campus, São Paulo, 2008.
12- Tolle, Eckhart. O Poder do Agora, 1997