Tempo de leitura: 5 minutos
O GTD (Getting Things Done) que é o método de fazer ao que tem que ser feito, é a arte de fazer as coisas sem estresse. Esse método aumentará a produtividade e ajudará você a gerenciar melhor seu tempo. Além disso, com este método, você pode obter eficiência, paz mental e melhores resultados. Parece bom demais, certo? Bem, é bom demais para ser verdade, mas felizmente para nós, existe uma maneira de você implementar facilmente o mesmo em sua vida e obter resultados surpreendentes.
Então aqui está a lista de verificação, para dominar o método GTD( Gettting Things Done) e usá-lo no seu dia-a-dia.
Por que você precisa do método Getting Things Done (GTD)?
Considere um cenário em que você tem muito trabalho e o prazo para cada uma das tarefas é em dias adjacentes. Tantas coisas estão acontecendo em sua cabeça, e a tensão está aumentando. Agora é a hora de implementar o método de fazer as coisas que tem que ser feitas.
O GTD (Getting Things Done) ajuda você a se concentrar em uma tarefa de cada vez e executá-la corretamente, de acordo com um padrão pré definido. Dessa forma, você não precisa voltar para uma revisão e perder ainda mais tempo com isso.
O pensamento de dar 100% a uma tarefa quando milhares de outras coisas também estão no seu prato, pode assustá-lo. Então ouça-me, meu amigo, tenha muito cuidado.
O que é o método Getting Things Done (GTD)?
O método GTD foi mencionado pela primeira vez no livro de David Allen Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity. Consiste em 5 etapas diferentes e, uma vez que você passe por cada um dos diferentes níveis, você obtém clareza em suas tarefas e, quando chegar à última etapa, terá as coisas organizadas.
Capturar
O primeiro passo para implementar efetivamente o GTD em sua vida envolve capturar tudo o que você precisa fazer em uma caixa de entrada. Quando a ideia permanece em sua mente, é provável que você a esqueça, e ela pode vir à tona na última hora , e você começará a entrar em pânico.
Para evitar tal situação, traduza seus pensamentos em palavras e armazene-os em um bloco de notas digital ou anote-os em seu caderno.
Você pode adicionar as tarefas que estão atualmente em mãos, as tarefas que você precisa realizar no futuro ou até as tarefas que você acha que poderá ter que fazer algum dia. Este ato envolve fazer suas listas de afazeres tentando alcançar a a máxima precisão.
Esclarecer
Agora, todas as suas tarefas, ou de alguma forma a causa do seu estresse, estão prontamente disponíveis em um formato físico. Então agora, você pode olhar para ele sem ter que lembrar de tudo em seu cérebro. Mas quando você faz isso, depois de alguns dias, você pode reconhecer que tem muita bagunça na lista, e é aí que você deve começar a organizá-la.
Remova os que você acha que não existem mais e nunca estarão no seu prato. Libere espaço e confira os que exigem menos tempo para serem concluídos. Complete essas tarefas primeiro e risque-as da sua lista.
Verifique novamente se há tarefas que você deveria assumir ou se outra pessoa está disposta a realizá-las.
Agora atribua datas de vencimento para cada tarefa. Certifique-se de que a data de vencimento não cai no mesmo dia em que a tarefa deve ser concluída. Em vez disso, mantenha a data de vencimento um dia antes da data de envio original.
Veja se alguma tarefa consome muito do seu tempo e recursos. Verifique se esta precisa de muitos documentos ou arquivos que precisam ser recuperados de outras fontes. Em seguida, crie uma lista separada para todos os documentos que a tarefa precisa, colete, classifique e mantenha tudo pronto. Dessa forma, você pode facilmente se sentar na tarefa e concluí-la de uma só vez sem precisar entrar em pânico para encontrar o documento certo.
Organizar
Agora que você organizou tudo e tem clareza sobre o que as tarefas precisam, é hora de agrupá-las para que você possa acessá-las facilmente.
Agrupe as tarefas que exigem menos de 5 minutos para serem concluídas. Você pode criar grupos de acordo com a duração do tempo ou a natureza do trabalho – o que funcionar para você. Uma olhada nas pastas e você terá uma visão geral do que precisa de sua atenção imediata e se você pode concluir todas as suas tarefas no prazo. As pastas e grupos devem lhe dar confiança.
Se empenhar
É aqui que você começa a agir, e todo o seu trabalho de organização e esclarecimento dá frutos. É hora de trabalhar e colocar essa lista em uso.
Agora você poderá ver as próximas tarefas e as tarefas que podem ter um prazo estendido, mas precisam de um grande esforço para concluí-las. Pense de acordo. Conclua as tarefas com prazos próximos primeiro. Assim que terminar, comece a trabalhar na tarefa que exige muito do seu tempo, atenção e esforço.
Análise
Revise o sistema que você possui continuamente. Se você descobrir que uma nova tarefa precisa de atenção imediata, organize o restante das atribuições de acordo.
Elimine aqueles que não precisam mais de sua atenção. Eliminar tarefas indesejadas e manter a lista atualizada garante que seu sistema GTD funcione com eficiência e ofereça os benefícios esperados.
De acordo com o cérebro por trás desse método, a etapa de revisão é o “fator crítico para o sucesso”. Se você não revisar a lista continuamente, ela ficará facilmente desatualizada e não