Tempo de leitura: 7 minutos
Muitos casais precisam se esforçar bastante para manter o amor vivo depois de estarem juntos por algum tempo, mesmo que pareçam fazer tudo certo! Os motivos das dificuldades dos relacionamento são diversas, mas pode ser que você esteja negligenciando a linguagem do amor de seu parceiro.
Todo mundo tem sua linguagem de amor. Quando somos fluentes em um idioma, é muito mais fácil se comunicar com alguém além das fronteiras culturais.
Da mesma forma, se você conseguir identificar a linguagem do amor de seu parceiro, poderá ser um comunicador de amor mais eficaz. Não é que seu amor tenha diminuído com o tempo; você só precisa aprender a falar a linguagem do amor do seu ente querido.
Quais são as 5 linguagens do amor?
A excelente publicação do Dr. Gary Chapman “As 5 Linguagens do Amor” ajuda a destacar as 5 principais linguagens do amor. Segundo ele, existem cinco tipos de linguagens do amor – cinco formas de expressar e receber amor:
Palavras de afirmação
Suas palavras são poderosas; eles podem ser um dos comunicadores de amor mais eficazes. Palavras de afirmação incluem até as declarações mais simples, como…
“Você está linda nesse vestido!”
“Você me inspira a fazer melhor.”
“Eu me sinto sortudo por ter você.”
Afirmações positivas podem fazer a pessoa se sentir amada, cuidada e reconhecida. As pessoas que compartilham essa linguagem do amor dão grande importância ao que você diz a elas. Ou, para simplificar, as palavras falam muito por eles.
Ah, e você nem sempre precisa dizer verbalmente essas palavras para eles; até mesmo uma nota manuscrita ou uma mensagem de texto pode ser tão eficaz!
Tempo de qualidade
As pessoas que compartilham essa linguagem do amor precisam passar tempo com seus entes queridos para que seu relacionamento se desenvolva e cresça. Não se trata apenas de dar-lhes o seu tempo ou estar perto um do outro; também inclui dar a eles sua atenção total.
Digamos que um casal saia para jantar. Se um continua voltando para o telefone enquanto o outro continua tentando iniciar uma conversa, eles podem se sentir negligenciados. Tempo de qualidade é, portanto, passar tempo juntos e dar atenção total à outra pessoa.
Recebendo presentes
As pessoas que compartilham essa linguagem do amor veem os presentes como uma representação visual do amor. Eles valorizam as pessoas que colocam o pensamento em seus presentes. Os presentes que recebem não precisam ser particularmente caros; em vez disso, eles devem ter algum significado ou importância. Eles olham para o seu presente e pensam: “ele se lembrou de mim” ou “ela estava pensando em mim”.
Atos de serviço
As pessoas que compartilham essa linguagem do amor se sentem amadas quando você faz coisas por elas. Suas ações têm valor para eles, especialmente se você se esforçar para fazer coisas por eles.
No entanto, gestos extravagantes nem sempre são o que eles procuram. Mesmo os menores gestos – trazer comida, preparar uma xícara de chá e fazer as tarefas domésticas podem fazer com que seu parceiro se sinta valorizado.
Toque Físico
As pessoas que compartilham essa linguagem do amor valorizam a expressão física do amor e da intimidade. Observe que isso não significa apenas sexo. Qualquer coisa, desde dar um abraço caloroso em seu ente querido, segurar suas mãos ou simplesmente beijar sua bochecha, são formas válidas de amor íntimo.
Para todos, a intimidade não se limita a uma forma; você deve se comunicar com seu parceiro e tentar entender o que ele quer de você.
Teste da linguagem do amor: identifique sua linguagem do amor
Quer saber qual é a sua linguagem? Reserve um tempo para rever as seguintes declarações e ver qual melhor se encaixa com você.
palavras de afirmação
- Gosto de receber um bilhete amoroso do meu parceiro sem nenhum motivo especial.
- Adoro ouvi-lo(a) dizer: “Eu te amo”.
- Fico muito feliz em ser elogiado(a) por ele/ ela sem motivo aparente
- Adoro ouvir palavras de apoio ou agradecimento dele/dela
Tempo de qualidade
Gosto de passar um tempo de qualidade sem interrupçōes com as pessoas que amo.
Eu gosto de passar o tempo fazendo uma atividade compartilhada ou hobby com ele(a)
Eu gosto de ficar sozinho com ele/ela – só nós dois
Eu gosto de estar com ele/ela mesmo quando não estamos fazendo nada
Recebendo presentes
Eu adoro quando ele/ela me dá um presentinho como símbolo do nosso amor
Eu gosto de receber pequenos presentes inesperadamente
Eu gosto quando eles me dão algo que mostra que eu estava no pensamento delas
Eu amo pessoas que colocam o pensamento em seus presentes
Atos de serviço
Eu gosto quando alguém próximo a mim faz algo prático para me ajudar
Adoro quando ele/ela faz algo inesperado – abastecendo meu carro para mim ou dobrando minhas roupas
Quero que as pessoas façam coisas boas, não apenas falem sobre fazer coisas boas
Admiro quando ele/ela faz algo por mim mesmo que não goste
Toque Físico
Eu gosto de abraçar ele/ela
Eu gosto quando eles/ela coloca seus braços em volta de mim quando estamos fora
Eu gosto de dar as mãos enquanto caminhamos pela rua
Eu gosto de ter intimidade física com ele(a)
Dicas para namorar pessoas com cada tipo de linguagem do amor
“Ignorar as linguagens de amor de nosso parceiro é como ignorar as necessidades de um jardim: se não capinarmos, regarmos ou fertilizarmos, ele terá uma morte lenta” – Dr. Gary Chapman.
Para fortalecer seu relacionamento, aqui vão algumas dicas para namorar pessoas com cada tipo de linguagem do amor:
Palavras de afirmação
Escolha suas palavras com sabedoria! Tente oferecer palavras de encorajamento e apreço sempre que vir uma ocasião para isso. Procure qualidades específicas em seu cônjuge e mostre que você não está compartilhando afirmações vazias, mas observe as pequenas coisas.
Tempo de qualidade
Planeje atividades para vocês fazerem juntos. Aproveite o tempo e pergunte a eles o que ELES gostariam de fazer, em vez de presumir que você sabe. As atividades não precisam necessariamente ser caras; um simples passeio juntos ou até mesmo um dia na cama assistindo a filmes românticos pode ser significativo.
Recebendo presentes
Fique atento às ocasiões especiais – aniversário de casamento, primeiro encontro juntos, o aniversário deles. Tente honrar cada um com um presente atencioso.
Lembre-se, seu presente não precisa ser caro; mantenha-os com sentimentos e significativos. Às vezes, um presente feito à mão pode ser a melhor escolha!
Atos de serviço
Fique atento às tarefas que seu cônjuge gostaria que você fizesse; podem ser tarefas domésticas ou qualquer coisa fora de sua lista de tarefas. Você também deve perguntar se eles precisam que algo seja feito diretamente, pois nem todos desejam os mesmos atos de serviço.
Toque Físico
Demonstre seu amor através da intimidade e do afeto físico. Estenda a mão e segure a mão deles com mais frequência ou dê-lhes um abraço caloroso sempre que estiver perto deles. Colocar o braço em volta deles enquanto vocês se sentam juntos – essas são maneiras realmente simples de mostrar que você os ama!
Então, aí está! As 5 linguagens do amor e como você pode usá-las para fortalecer seu relacionamento. Afinal, um relacionamento, seja namoro ou casamento, deve trazer alegria à sua vida.